‘PT prejudicou a população indígena’, diz cacique Ronaldo Zokezomaiake - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

‘PT prejudicou a população indígena’, diz cacique Ronaldo Zokezomaiake

Ele é líder do povo Háliti Paresi, que produz soja no interior de Mato Grosso





Em entrevista ao OesteCast, o cacique Ronaldo Zokezomaiake declarou que a reforma feita na Funai durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, prejudicou os indígenas. A entrevista estreou no YouTube na quarta-feira 3.

Ele é cacique do povo Háliti Paresi e ajudou a fundar a cooperativa agrícola Copihanama, que cultiva quase 20 mil hectares de terra no interior de Mato Grosso. Entre as principais culturas está a soja — carro-chefe do agronegócio brasileiro.

O cacique elogiou a estratégia do governo Bolsonaro, que procura promover condições para os indígenas se desenvolverem. “Isso é uma situação boa”, disse Zokezomaiake. “Nós vimos isso como uma oportunidade. Nos governos passados, as propostas para o indígena se desenvolver eram ilegais.”

Lançado em junho, o OesteCast vai ao ar com entrevistas inéditas todas as quarta-feiras. O entrevista de estreia foi com Luciano Hang, e também já passaram pela mesa de Dagomir Marquezi personalidades como o escritor Adrilles Jorge e o economista Pablo Spyer, do Minuto Touro de Ouro, da Rádio Jovem Pan.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.