Lewandowski avisa Lula que deve antecipar aposentadoria - PANORAMA DO ALTO

Ăšltimas

You might like

BANNER 728X90

quarta-feira, 29 de março de 2023

Lewandowski avisa Lula que deve antecipar aposentadoria

 Ministro deve deixar o cargo um mĂŞs antes de completar 75 anos



O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), avisou pessoalmente o presidente Lula sobre sua decisĂŁo de antecipar a aposentadoria para logo depois do feriado da Páscoa. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 29, pelo G1.

Pela lei, ele pode permanecer até 11 de maio, quando completará 75 anos, mas vai encaminhar o ofício formalizando o pedido de aposentadoria até o fim desta semana.

A conversa com Lula, segundo o G1, ocorreu na quarta-feira 22, no Recife, quando o ministro do Supremo homologou o acordo entre a UniĂŁo e de Pernambuco para gestĂŁo compartilhada do arquipĂ©lago de Fernando de Noronha. O ato foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Foi lá que Lula e Lewandowski conversaram reservadamente, informou o portal.

O ministro assumiu a vaga no STF em março de 2006, aos 57 anos, indicado por Lula, no Ăşltimo ano de seu primeiro mandato. Uma das Ăşltimas decisões de Lewandowski foi, liminarmente, derrubar artigos da Lei das Estatais que impediam ministros, secretários e parlamentares de assumir vagas nos Conselhos de Administração e diretorias das empresas pĂşblicas. O pedido foi feito em ação movida pelo PCdoB, aliado do governo Lula.

Com a aposentadoria de Lewandowski quase um mĂŞs antes do prazo, Lula tambĂ©m deve antecipar o processo de escolha de um nome para a vaga. Há dois nomes principais: um Ă© do professor Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi secretário-geral da presidĂŞncia do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem grande proximidade com Lewandowski. Segundo o G1, o ministro disse a interlocutores que Almeida Neto seria para ele “uma espĂ©cie de filho”. Outro nome Ă© do advogado de Lula, Cristiano Zanin.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.