Presidente do TCU diz não ver possibilidade de reverter privatização da Eletrobras - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

segunda-feira, 27 de março de 2023

Presidente do TCU diz não ver possibilidade de reverter privatização da Eletrobras

 Venda da estatal tem sido questionada pelo governo Lula



Em uma aparente resposta ao governo Lula, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, afirmou nesta segunda-feira, 27, em São Paulo que não há possibilidade de reverter a decisão sobre a privatização da Eletrobras, que ocorreu no governo de Jair Bolsonaro. O processo poderia ser anulado apenas se houvesse comprovação de ilegalidade.

“O governo que se encerrou tinha uma visão peculiar sobre economia de mercado, sobre empresas estatais. O governo que entrou tem outra. Considero legítimo o debate [sobre a privatização]”, declarou Dantas, em uma conferência proferida em São Paulo para empresários e investidores. “Mas algo que se encontra pronto, acabado e que se encontra em vigência, considero difícil o STF entrar numa questão como essa, porque existe o ato jurídico perfeito, a própria Constituição garante. Não vejo muito espaço para discussão judicial.”

Na semana passada, o presidente Lula voltou a criticar a venda da Eletrobras, afirmando que a privatização da estatal foi “crime de lesa-pátria” e que o governo voltaria a ser dono da empresa. Segundo ele, a Advocacia-Geral da União (AGU) acionará a Justiça para buscar revisar a medida.

Ele citou a regra que prevê que a União, mesmo com 40% do capital da empresa, fica limitada a 10% dos votos. “Ainda assim, vejo pouco espaço para discussão judicial. Foi uma escolha, e quando isso foi feito estava ao amparo da lei.”

A medida provisória que autorizou a privatização da Eletrobras foi proposta pelo governo Jair Bolsonaro, aprovada pelo Congresso Nacional e chancelada pelo TCU. O processo foi concluído em junho do ano passado.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.