RN tem até 6 casos não notificados de Covid-19 para cada confirmado, diz estudo - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Header Ads Widget

BANNER 728X90

sábado, 23 de maio de 2020

RN tem até 6 casos não notificados de Covid-19 para cada confirmado, diz estudo


O Rio Grande do Norte pode ter até seis casos não notificados de Covid-19 para cada caso confirmado oficialmente da doença. É o que mostra um estudo da Revista Pensar Geografia da Universidade de Estado do RN (UERN), que analisou a distribuição espacial do novo coronavírus no estado.

Os pesquisadores apontaram ainda que há subnotificação de 100% nos óbitos durante a pandemia. Isto é, para cada morte notificada, outra deixa de ser contabilizada. Para isso, a equipe de professores cruzou dados oficiais de mortes e casos da Covid-19 com registros e hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no RN.

Foram utilizadas informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e portal da transparência de cartórios, referentes até 9 de maio (Semana Epidemiológica 19). Na data, o RN contabilizava 1.921 casos e 85 óbitos pela doença. Pelo estudo, o estado teria até 12.595 casos (contando com os assintomáticos) e 169 mortes. G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.