A bancada progressista do Rio Grande do Norte registrou crescimento nas Eleições Municipais deste ano com a vitória nas urnas de 20 candidatos a vice-prefeitos e vereadores comprometidos com as pautas da classe trabalhadora e questões sociais.
Para a direção da CUT-RN, o crescimento de candidaturas progressista mostra que os potiguares confiam e querem fortalecer a democracia e a luta por direitos sociais e trabalhistas, ambos muito atacados nos últimos anos.
A eleição desses companheiros, acreditam os dirigentes, reforça também a importância da unidade da CUT e demais centrais para construir uma agenda de lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, tanto nas mesas de negociações, atos e manifestações, quanto nos espaços de poder legislativos, como Câmaras, assembleias legislativas e Congresso Nacional, ou nos executivos, como prefeituras, governos dos estados e até a presidência da República.
‘’Na cidade ou no campo, os trabalhadores e trabalhadoras organizados em sindicatos CUTistas tiveram uma boa participação na disputa dos pleitos, vencendo ou ajudando os demais”, disse a presidenta da CUT-RN, Eliane Bandeira, que comemorou o resultado e parabenizou os companheiros e companheiras eleitos.
“O resultado mostra que podemos continuar nos fortalecendo para a luta em defesa da classe trabalhadora. Por isso, em nome da CUT-RN gostaria de parabenizar a todos e todas da nossa base que tiveram coragem de colocar seus nomes à disposição e disputar as eleições em 2020”, completou a presidenta.
Quem foi eleito – Os mais de dois milhões de eleitores potiguares que foram às urnas neste domingo (15) em todo o estado elegeram quatro candidatos afinados com as questões sociais e trabalhistas para Câmara dos Vereadores de Natal, a capital do estado. Um quinto candidato depende de validação da Justiça Eleitoral.
Foram eleitos vereadores na capital Divaneide (PT), Brisa Bracchi (PT), Robério Paulino (PSOL) e Júlia Arruda (PC do B). Já a eleição de Daniel Valença (PT) depende da validação ou não dos votos de candidaturas de direita. Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acate o pedido do PTB, o companheiro Daniel perde a vaga.
Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do estado, uma vitória oriunda da organização sindical foi comemorada pela CUT-RN, que trabalhou duro para ajudar a eleger companheiros e companheiras. Marleide Cunha, ex-presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Mossoró (Sindiserpum) foi eleita vereadora com 1.528 votos. Marleide e o Sindiserpum organizaram uma luta constante contra os ataques aos servidores mossoroenses, que teve ocupações e greves.
Nas redes sociais, Marleide comemorou a conquista: “Transbordamos coragem do início ao fim. E vem mais daqui em diante ‘’.
Além de Marleide, várias candidaturas foram eleitas em diversas cidades do Rio Grande do Norte. Segundo o levantamento parcial da CUT/RN, FETAM/RN, FETRAF/RN e FETARN, cerca de 20 vereadores e vice-prefeitos oriundos da base sindical foram eleitos em todo o estado.
Confira a lista de vereadores e vereadoras eleitas segundo levantamento parcial da CUT/RN, FETRAF, FETARN E FETAM
Dario Fortunato – vice-prefeito de Santo Antônio
João Eudes – vice-prefeito de São Miguel do Gostoso
Ricardo Paulino – vice-prefeito de Brejinho
Francicarlos Santos – vereador de Santo Antônio
Cleoneide Acioli – vereadora de Riachuelo
João Cabral – vereador de São Paulo do Potengi
José Erivaldo Dias – vereador de Santa Maria
Josilene Araújo – vereadora de Frutuoso Gomes
Hildeermes Fontes – vereador de José da Penha
Josefa Eliza – vereadora de Campo Redondo
Rangel Lopes – vereadora de Pedra Grande
Braz Brito – vereador de São João do Sabugi
Lucélia Ribeiro – vereadora de Patu
Lindalice Carlos – vereadora de Lucrécia
Marleide Cunha – vereadora de Mossoró
Ibamar Costa – vereador de Upanema
Joao de Edgar – vereador de Tibau
Isaac Romão – vereador de Pendências
Professor Emerson – vereador de São Tomé
Professora Aldacéia – vereadora de Pau dos Ferros
(Fonte CUT/RN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.