Imagem ilustrativa |
Esta semana eu ouvir de uma autoridade de saúde que "no mundo inteiro vai acabar a pandemia do novo Cornavírus (Covid-19), e que no Brasil vai continuar", isso me fez refletir e realmente compreender que o sujeito tinha razão. Naquele momento estava fazendo uma referência ao comportamento do brasileiro, que parece não está dando a devida atenção aos cuidados necessários para evitar contrair o Covid-19.
Basta observar que várias pessoas na nossa própria comunidade, ignoram o uso da máscara, ficando ainda mais exposto e colocando os outros em situação de risco. A imprensa informa todos os dias, explicando, recomendando, alertando, ensinando, enfim, assim como as autoridades sanitárias das três esferas do poder público.
Após o período do Carnaval, que felizmente não aconteceu, mas ainda assim, vimos pessoas se aglomerarem em praias, casas, etc, ignorando totalmente o risco de contaminação pelo vírus. O resultado após esse período, não foi outro. Os registros de casos de pessoas infectadas no Rio Grande do Norte aumentaram assustadoramente e as UTIs ficaram sem leitos críticos para internar pacientes em estado grave de saúde com complicações decorrentes do vírus, e as autoridades de saúde do RN foram obrigadas a transportar pacientes para hospitais no interior do Estado, que já funcionam com suas restrições.
COMÉRCIO
Com relação ao comércio, cabe restrições e não o fechamento. Devemos observar que a pandemia causou uma grande crise econômica em todo planeta, provocando, inclusive, desemprego. Acontece que muitas famílias brasileiras, sobrevivem de seu negócio, portanto, se forem obrigados a fecharem o seu comércio ou serviço, ficarão sem renda e sem se alimentar, e sem alimentação ninguém sobrevive.
POLÍTICA
Não adianta ficar culpando político A ou B, como se ele fosse o vírus transmissor da doença, especialmente se você não faz a sua parte, no sentido de procurar evitar o contágio cumprindo as recomendações sanitárias indicadas pelas autoridades de saúde sanitária. Se você contrair o vírus e chegar a óbito, político nenhum vai trazer sua vida de volta. Cada um deve fazer a sua parte, autoridades e população. Somos todos conscientes de que a atual situação é grave, sabemos que os hospitais que recebem pacientes infectados pelo Covid-19 estão lotados e tem muita gente morrendo por falta de atendimento. Sejamos mais responsáveis e cuidadosos quando se tratar de cuidados higiênicos básicos como lavar bem as mãos, utilizar máscaras e álcool gel 70%, ficando em casa e só saindo em caso de extrema necessidade como no caso de comprar alimentos.
COLAPSO
Falta muito pouco para ser decretado um estado de colapso no sistema de saúde pública, uma vez que as unidades de saúde, não são exclusivas para receber apenas pacientes infectados com o Covid-19, chegam pacientes com outras enfermidades que também precisam de atendimentos. Tem muita gente infectada com o vírus em nosso Estado esperando um leito crítico de UTI para ser internado.
Vamos usar a consciência se quisermos vencer essa guerra contra o Coronavírus. Superar o problema depende muito mais da população do que do poder público.
Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.