A um ano e meio da eleição presidencial de 2022, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada ontem (05). Lula está numericamente à frente, com 29% das intenções de voto e Bolsonaro, com 28%.
No levantamento anterior, do início de março, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%. Na sequência, aparecem os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (sem partido), com 9% das intenções de voto cada um.
O apresentador Luciano Huck (sem partido) tem 5%. Ex-candidato à presidência e à Prefeitura de São Paulo pelo Psol, Guilherme Boulos tem 3%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%, mesmo percentual do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).
O total de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder, ou ainda que declararam voto em branco ou que anulariam o voto chega a 12%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O instituto realizou 1 mil entrevistas em todo o país entre os dias 29 e 31 de março.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Lula também fica numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38%. Na pesquisa anterior, do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%.
Em outros cenários testados na pesquisa XP/ Ipespe, Bolsonaro aparece empatado com Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%. Em uma disputa com Huck, o presidente teria 35% e o apresentador, 32% — também empate técnico. Bolsonaro venceria contra Boulos, por 38% a 30%, e contra Doria, por 37% a 30%.
Lula está numericamente à frente de Moro, por 41% a 36%. No entanto, os dois pré-candidatos estão empatados dentro da margem de erro. A pesquisa não testou um confronto entre o petista e Ciro, ou Doria ou Huck.
Valor Investe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.