Polo cloroquímico pode gerar 2,5 mil empregos em Guamaré ou Mossoró, no RN - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 


terça-feira, 15 de junho de 2021

Polo cloroquímico pode gerar 2,5 mil empregos em Guamaré ou Mossoró, no RN

 

Então prefeito de Guamaré em 2020, Adriano Diógenes, e o CEO Joaquim Franco assinam protocolo

A informação de que a empresa TFB & Energy teria assinado um protocolo de interesse de instalar-se em Guamaré para realizar altos investimentos no município com a instalação de um polo cloroquímico, ganhou grande repercussão pela importância econômica para o Rio Grande do Norte.

O empreendimento estima gerar cerca de 2.500 empregos, com investimentos da ordem de 2,5 bilhões de dólares, o equivalente a algo em torno de 13 bilhões de reais (cotação do dia).

O fato é que o protocolo de intenção, também teria sido assinado pelos representantes da empresa também com o município de Mossoró, na região Oeste do Estado.

Com a assinatura dos dois protocolos, foi gerada a dúvida sobre aonde a empresa realmente irá se instalar no Estado.

Leia a matéria que foi publicada:

“Um dia histórico para o município de Guamaré. Nesta quinta-feira, 03, foi assinado o protocolo de intenções entre o município e a empresa TFB Energy para implantação do Polo Cloroquímico Petroquímico. O investimento é de dois bilhões e quinhentos milhões de dólares.

Uma vez implantado, o Polo Petroquímico produzirá a partir de matérias primas como o sal marinho, gás industrial, carbonato de cálcio e outros, resina de PVC, ácidos diversos, soda cáustica, entre outros produtos relativos a essa cadeia produtiva. O projeto foi apresentado na reunião que contou com representantes do Banco Safra pelo economista Carlos Alberto Duarte.

2.500 empregos na região

A TFB Energy apresentará ao município, o cronograma físico – financeiro do investimento, assim como os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, acompanhado dos projetos. Na fase de implantação, o empreendimento vai gerar 2.500 empregos diretos e 7 mil empregos indiretos.

Incentivos

Pelo protocolo assinado pelo prefeito Adriano Diógenes e o Diretor Executivo (CEO) representante da TFB ENERGY, Joaquim Franco Júnior, o município de Guamaré vai conceder a empresa os incentivos fiscais de sua competência. O cronograma físico-financeiro do empreendimento deve ser apresentado em até 120 dias.”

Observe que os detalhes da matéria da TFB Energy em Guamaré, de setembro do ano passado, são praticamente as mesmas prometidas em Mossoró, com destaques para três pontos:

1 – Investimento de 2,5 bilhões de dólares;

2 – Criação de 2,5 mil empregos diretos e 7 mil indiretos;

3 – Prazo de 120 dias para apresentar o cronograma físico-financeiro do empreendimento.


Prefeito Allyson Bezerra e o CEO Joaquim Franco exibem protocolo de intenção na quarta-feira, 9 de junho de 2021


A imprensa mossoroense, através do Blog do César Santos, site DeFato, cobra uma resposta para o questionamento, afinal, será instalada em Guamaré ou Mossoró?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.