A vacinação contra a gripe está abaixo da meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos, indígenas e trabalhadores da área da saúde —, público estimado em cerca de 80 milhões de pessoas.
Segundo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, até ontem, segunda-feira 20, apenas 78% do público-alvo recebeu a dose da vacina contra o vírus. Entre as crianças o percentual é ainda mais baixo, chegando a 71%.
A campanha de vacinação contra o vírus influenza começou no dia 12 de abril e a previsão é que seja encerrada em 30 de setembro, no entanto, a data poderá ser estendida. O Ministério da Saúde distribuiu até agora 80 milhões de vacinas, porém, só foram aplicadas 62 milhões de doses.
Concorrência com vacinação contra a covid-19
De acordo com a técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Thais Miuuzzi, durante audiência na Câmara dos Deputados, este ano a vacinação contra a covid-19 pode ter atrapalhado a campanha da gripe, pois para receber a vacina é necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes.
Atualmente, toda população maior de seis meses de idade pode se vacinar contra o vírus influenza. A imunização pode reduzir as complicações e os riscos de hospitalização associados à gripe.
Fonte: Revista Oeste

0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.