Educação municipal prepara-se para o período pós pandêmico - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Educação municipal prepara-se para o período pós pandêmico



A secretaria municipal de Educação de Alto do Rodrigues, através da coordenação do projeto "Volta ao novo", que tem a frente a professora Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, realizou na noite desta terça-feira (21) o 1º Seminário sob o tema: "Competências Socioemocionais - Construindo um novo amanhã".

Voltado para os profissionais da educação da rede municipal, o evento foi aberto com ato solene e formação da mesa que foi composta por convidados e autoridades municipais, secretárias de Educação Irani Cunha e a adjunta Jankeline Ferreira, primeira dama Gerlane Baracho (Assistente Social), Giovani Filho (Comunicação), a coordenadora do projeto “De Volta ao Novo”, Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, destacando-se o prefeito Nixon Baracho. 

O projeto tem por objetivo sensibilizar a equipe à inserir na prática pedagógica as competências socioemocionais, observando o momento atual e o retorno dos educandos as escolas no período da pandemia.

Segundo o projeto, a realidade educacional foi notadamente afetada na pandemia por fatores comportamentais, sentimentais e psíquicos, provocando insegurança, medo, perda de pessoas queridas, parentes e amigos, isolamento, mudanças de rotinas e indefinições entre outros fatores. "É preciso ter empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências", destaca o documento.


Com a apresentação da cerimonialista e psicopedagoga Ionara Rodrigues, o seminário contou com atividades práticas com a formação de uma "roda de conversa" onde os profissionais da equipe da educação formada por Richele de Sousa Lima da Rocha (vice-diretora da escola Municipal Francisco de Oliveira Melo), supervisora escolar Elaine Oliveira Gonzaga, professora representante da educação infantil, Geiza Maria Ferreira de Souza, professora representante do ensino fundamental anos iniciais Maria Ivaneide Cunha de Farias, representando a equipe multidisciplinar a psicopedagoga Thais Patrícia de Souza Fonseca, tiveram a oportunidade de exporem suas experiências com os alunos em sala de aula no decorrer da pandemia, seguido de palestra explorando sobre o tema do evento, com o psicólogo Eduardo Melo.



A programação também abriu espaço para apresentações artístico-culturais, evidenciando e valorizando a inclusão social na educação do município, através de artistas deficientes de áudio e visual, destacando-se neste contexto, o jovem estudante de música da UERN- Natal, José Sousa (deficiente visual).



Em seu pronunciamento durante o evento, o prefeito Nixon Baracho ressaltou os esforços de sua gestão para desenvolver o município, destacando investimentos significativos na área da educação. "Eu costumo a dizer que educação não é despesa, é investimento, porque só através da educação podemos tornar o Alto do Rodrigues mais desenvolvido. Eu tenho certeza que Nixon vai ficar na memória como o prefeito que mais investiu em educação nos últimos anos em educação no nosso Vale e no nosso Estado", pontuou.

O seminário foi encerrado com o depoimento de vida de Denny da Silva Rodrigues do Nascimento com o suporte e apoio da professora Idayane Carla de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.