Header Ads Widget


TSE antecipa abertura dos códigos-fonte das urnas eletrônicas

Prazo passou de seis para 12 meses antes das eleições



Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram nesta terça-feira, 28, por unanimidade, a antecipação da abertura dos códigos-fonte das urnas eletrônicas e do sistema eletrônico de votação para inspeção de partidos e entidades competentes.

A nova norma altera de seis para 12 meses antes do primeiro turno das eleições o prazo para que os códigos-fonte possam ser analisados. Código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que ele funcione.

Em agosto, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, já havia anunciado a mudança, bem como a realização de evento, no próximo dia 4 de outubro, para a abertura dos códigos-fonte que serão utilizados nas eleições de 2022.

“Se justifica com o intuito de aperfeiçoamento das boas práticas e da necessidade de ampliar a transparência do processo eleitoral, especialmente quanto ao processo de desenvolvimento e auditabilidade do sistema eletrônico de votação”, disse Barroso.

Fonte: Revista Oeste


Postar um comentário

0 Comentários