Os partidos PT, PCdoB e PV aprovaram na noite de domingo 17 o estatuto e o nome da federação que reunirá as três siglas. A informação foi divulgada pelo deputado José Guimarães (PT), vice-presidente do partido, em seu perfil no Twitter.
A união das siglas se chamará “Federação Brasil da Esperança”. As direções nacionais das legendas devem fazer o registro hoje.
“Os partidos atuarão em conjunto no Congresso e na sociedade para promover a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do presidente Lula e sua base parlamentar”, escreveu Guimarães, na rede social.
O Diretório Nacional do PT aprovou em 13 de abril a federação com o PCdoB e o PV. A união dos partidos já havia sido acordada em março, mas faltava passar pelo crivo interno da legenda.
O diretório também aprovou o estatuto da federação. O documento tem um mecanismo que impede a maior legenda, no caso o PT, de tomar decisões sozinha na principal instância deliberativa da aliança.
A primeira presidente da federação será a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT. A presidente do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e o presidente do PV, José Luís Penna, serão vice-presidentes da federação. O mandato é de 1 ano, e está previsto um rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos. Pode haver também recondução ao cargo por decisão unânime.
A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os três presidentes das siglas participam. As outras 15 vagas serão preenchidas de acordo com os votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.
Cada partido terá de indicar ao menos 30% de mulheres para a composição na assembleia-geral. Há também um mínimo de 20% para o preenchimento de nomes que atendam a critérios étnico-raciais.
.jpg)

.gif)

.png)
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.