A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Skiagraphia na manhã desta sexta-feira, 20. Na mira, um esquema de corrupção que envolve juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos na capital Fortaleza (CE).
Cerca de 90 policiais cumprem 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Além de Fortaleza, os agentes da PF fazem a operação em capitais como Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), e no município de Dourados (MS).
No escritório de um advogado em São Paulo, foi apreendido quase R$ 1 milhão em espécie. Contudo, a procedência do dinheiro ainda está sendo investigado.
As investigações tiveram início no ano de 2019 a partir de notícia da Procuradoria da Fazenda Nacional. Elas apontaram indícios de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do fisco em ações em curso na Justiça Federal entre os anos de 2012 a 2016. Os crimes resultaram “prejuízo bilionário aos cofres da União”, afirma a PF.
De acordo com os policiais, “foram investigadas suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União, vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito, falsificação documental com simulação de intimações da União”, que beneficiaram empresários e lesaram o dinheiro do pagador de impostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.