O presidente Jair Bolsonaro viajou na noite da quarta-feira 8 para Los Angeles, nos EUA, onde vai participar da Cúpula das Américas junto a outros chefes de Estado. Nesta quinta-feira, o mandatário brasileiro tem marcada uma reunião bilateral com o norte-americano Joe Biden, paralela ao evento.
O encontro presencial entre Bolsonaro e Biden está previsto para ocorrer no começo da noite desta quinta-feira, pelo horário de Brasília. A expectativa do presidente brasileiro é que a reunião marque um momento de aproximação entre as duas administrações.
“Eu espero da reunião uma reaproximação dos Estados Unidos com o Brasil. Que a gente possa se aproximar mais. Nunca tivemos problema com os Estados Unidos. O Brasil está aberto para conversar e ter relação com qualquer país”, afirmou Bolsonaro à CNN.
Depois da sinergia com Donald Trump, Bolsonaro tem mantido uma relação distante com Biden desde a eleição do norte-americano, em 2020, quando derrotou seu antecessor. A agenda em Los Angeles marca o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado.
Segundo Bolsonaro, o encontro desta quinta-feira terá ambientalismo na pauta, em momento em que Biden tem sido cobrado por grupos ativistas locais a pressionar o Brasil sobre a situação da Amazônia. O presidente brasileiro também disse que vai tratar de assuntos sigilosos na reunião.
Sobre a Cúpula das Américas
O objetivo da Cúpula das Américas é reunir os líderes do continente para discutir o fortalecimento da democracia na região. O governo dos EUA organiza a edição deste ano e não convidou a Nicarágua, a Venezuela nem Cuba, regimes com características autoritárias da região. Em reação, alguns países decidiram não participar do evento, como o México.
Bolsonaro decidiu participar do encontro depois de receber no Palácio do Planalto o enviado especial para a Cúpula das Américas do governo norte-americano, Christopher Dodd, e o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.
Revista Oeste


0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.