O consumo das famílias expandiu pouco mais de 7% em abril, em comparação com o mesmo mês de 2021. No quadrimestre, o aumento fechou em 2,5%. O dado é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De acordo com as estimativas da instituição, o consumo das famílias deve crescer quase 3% ao longo de 2022. Segundo o vice-presidente administrativo e institucional da Abras, Marcio Milan, os resultados revelam que há crescimento consistente do consumo nesta primeira parte do ano.
O dado “mostra estabilidade no consumo nos meses de fevereiro, março e abril”, afirmou Milan. “Em comparação com março, a expansão do consumo em abril ficou em 4,2%.”
Consumo das famílias nos supermercados
A cesta com os 35 produtos mais consumidos em supermercados registrou aumento de pouco mais de 8% nos preços no primeiro quadrimestre, em comparação com o mesmo período de 2021. Em 12 meses, a elevação é de praticamente 18%.
As maiores altas dos quatro primeiros meses do ano foram registradas para o leite (22,35%), o óleo de soja (20,38%), o feijão (19,71%) e a farinha de trigo (15,45%). Segundo Milan, os preços dos produtos têm sofrido diversas pressões inflacionárias, como o aumento dos custos com energia com a guerra na Ucrânia.
Ele defende a redução de impostos para conseguir conter a alta inflacionária. “Pelo menos um período de corte desses impostos. Um esforço do governo federal, estadual, municipal, no sentido de criar alternativas para a gente ter uma cesta básica desonerada”, defendeu.
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