Prazo de entrega é entre 15 de março e 31 de maio
A Receita Federal divulgou as novas regras para a declaração do Imposto de Renda 2023. Uma das principais mudanças, de acordo com o governo, envolve o prazo de entrega — entre 15 de março e 31 de maio. O objetivo é possibilitar o uso da declaração pré-preenchida por todos os pagadores de impostos.
Os brasileiros podem entregar o documento pelo computador, no Programa Gerador de Declaração, e pelo celular, no aplicativo Meu Imposto de Renda. A expectativa da Receita é receber quase 40 milhões de declarações neste ano.
Uma das mudanças se refere à entrega de Imposto de Renda para quem operou na Bolsa de Valores. Antes, qualquer operação no mercado financeiro obrigava o pagador de impostos a declarar. Agora, contudo, apenas aqueles que tiveram renda superior a R$ 40 mil no ano-calendário — de 1º de janeiro a 31 de dezembro — devem enviar o documento à Receita.
Além disso, o pagador de impostos poderá “terceirizar” a declaração para outro CPF. A medida contribui principalmente com dependentes e grupos familiares, que fazem a declaração de maneira informal (netos e filhos) e preenchem dados para idosos — grupo com mais dificuldade na utilização das plataformas. Para que isso funcione, é necessário que os dois CPFs — do autorizador e de quem vai preencher — tenham Conta Ouro ou Prata no site Gov.BR.
.jpg)

.gif)

.png)
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.