Header Ads Widget


Velório de Pertence será nesta 2ª no STF, como ele pediu

Ele se encontrava hospitalizado há vários dias na capital

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence - Foto: EBC


O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) José Paulo Sepúlveda Pertence faleceu aos 85 anos neste domingo (2), em Brasília, após vários dias internado no Hospital Sírio Libanês de Brasília. A informação foi publicada em primeira mão no Diário do Poder.

Amigos próximos informam que Pertence enfrentava problemas graves no pulmão, em razão de muitos anos fumando e tragando cigarros e cachimbo.

Conforme seu desejo, o corpo será velado no STF a partir de 10h desta segunda-feira (3) e o enterro à 16h30 na Ala dos Pioneiros do Campo da Esperança, em Brasília.

A morte de Pertence ocorre na véspera do dia em que se completa mais um ano de falecimento da saudosa Suely Pertence, com quem dividiu a maior parte da sua vida.

Morte repercute

Ministro Sebastião Reis Junior , do STJ.



O ministro Sebastião Reis Junior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi um dois primeiros magistrados a se manifestar sobre a morte de Pertence, que ele considerava “um homem único, extraordinário”. Reis Júnior disse ainda que “Pertence era uma voz que nunca aceitou ser calada! Um professor de todos aqueles que lutam e defendem a liberdade e as garantias individuais.”

O ministro Humberto Martins, também do STJ, disse que Pertence foi um exemplo para a magistratura brasileira e fortalecimento da cidadania”. Para Martins, que presidiu o STJ, “perde o Brasil um grande e notável jurista de espírito público irretocável! Nossa solidariedade!”

“Estou profundamente triste com o falecimento do Ministro Sepúlveda Pertence”, afirmou esta manhã o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes. “Um homem honrado, modelo e inspiração para várias gerações de juristas comprometidos com a defesa dos direitos fundamentais em nosso país”, afirmou.

Ophir Cavalcante ex-presidente da OAB nacional.


Os ex-presidentes da OAB nacional Ophir Cavalcante e Reginaldo de Castro também se manifestaram sobre a morte de Sepúlveda Pertence. “Uma referência de amor ao direito e a Justiça parte. Que Deus cuide de sua alma”, disse Ophir.

“Foi um dos inesquecíveis juízes brasileiros”, disse Reginaldo de Castro. “Tive o prazer e a honra de ter sido seu aluno, correligionário nas campanhas políticas da OAB, colega de profissão, jurisdicionado, enfim, amigo por mais 60 anos. Foi um homem admirável. Vá em paz, amigo.”

A advogada e ex -assessora de Sepúlveda Pertence quando ele era ministro do Supremo Tribunal Federal Daniela Tamanini também lamentou a morte do jurista e destacou as qualidades de Sepúlveda.
Da UNE ao STF

Mineiro de Sabará, Sepúlveda Pertence ocupou cargos importantes, como procurador-geral da República e presidente do Conselho de Ética da Presidência da República, para além de integrar e haver presidido o STF.

Quando foi aluno de Direito da universidade Federal de Minas Gerais, ele foi u ativista do movimento sindicado, tendo sido inclusive vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Escolhido procurador-geral da República por Tancredo Neves, foi nomeado para o cargo pelo presidente José Sarney, que honrou todas as escolhas feitas pelo ex-presidente que faleceu sem tomar posse.




Postar um comentário

0 Comentários