Secretário admite ter se reunido com líder de facção - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 


quarta-feira, 8 de maio de 2024

Secretário admite ter se reunido com líder de facção


O secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier, confirmou nesta segunda-feira (6) ter se reunido com um preso apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte. Em entrevista a uma rádio de Natal, o secretário contou que o encontro aconteceu em janeiro do ano passado na sede da Polícia Federal com José Kemps Pereira de Araújo, mais conhecido como Alicate.

Na ocasião, em 14 de janeiro de 2023, Kemps havia sido recapturado na cidade de Goiana, Pernambuco, após mais de seis meses foragido. Depois da conversa com o secretário, o preso foi transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde ficou até março. Em março, Alicate foi transferido para um presídio federal, após o início dos ataques criminosos no RN.

O secretário afirmou que resolveu fazer a reunião com o preso porque havia um temor de servidores com a volta da liderança ao sistema prisional.

Helton Edi Xavier afirmou que se reuniu com Alicate após ser avisado pela área de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária de que o preso era “perigoso”. O secretário disse que, diante dessa informação, resolveu encontrar o detento para avisá-lo sobre as regras do sistema prisional potiguar.

Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, o secretário afirma que diante da relevância da prisão com a participação de várias Forças de Segurança, se dirigiu ao local da custódia, e afirmou ao detento que no sistema estadual ele não teria tratamento diferenciado.

“Que se ele tinha papel de liderança, o teria na rua, e que no Sistema Penitenciário seria tratado como detento e que iria cumprir a pena”, diz a nota.

Durante entrevista à rádio, o secretário chegou a afirmar que era seu dever ter falado com Alicate. “Eu acho que era minha obrigação fazer isso, porque o pessoal do próprio sistema estava preocupado com o retorno desse cidadão para dentro do sistema. Eu não fui me apresentar. Eu fui dizer a ele que ele tinha de respeitar todas as regras de dentro da cadeira. Ele não é um preso especial”, afirmou.

A reunião entre o secretário e o preso veio à tona após a presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilma Batista, revelar o encontro e pedir publicamente explicações a Helton Edi Xavier.

Vilma Batista rebateu a declaração do secretário da Administração Penitenciária sobre haver indícios de negligência que podem ter contribuído para a fuga dos detentos da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, no dia 30 de abril. Para a representante da categoria, foi o titular da pasta que agiu com negligência.

“Nós queremos saber que reunião esse que o secretário de Administração Penitenciária teve na sede da Polícia Federal com o líder do Sindicato do crime. Que acordo foi esse? Que conversa foi essa? Quem tem que responder é o secretário”,
afirmou Vilma.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.