Nova vacina contra a covid já está sendo aplicada nos postos de Natal - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Nova vacina contra a covid já está sendo aplicada nos postos de Natal

Capital do RN recebeu cerca de 3 mil doses no dia 30 de maio. Público-alvo é crianças menores de cinco anos e grupos prioritários que tomaram a vacina bivalente - Foto: Tiago Felipe


O novo imunizante atualizado com a variante XBB.1.5 da covid-19 já está sendo aplicado nas unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (UBS) Natal, iniciou a vacinação na última segunda-feira (3), disponível também em pontos extras da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h.

A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI/SMS), Veruska Ramos, diz que Natal recebeu cerca de 3 mil doses desde o dia 30 de maio para administrar no público-alvo de crianças menores de cinco anos e grupos prioritários que tenham cumprido o intervalo de seis meses desde a administração da vacina bivalente. Pessoas que não pertencem ao público-alvo e não vacinadas com nenhuma dose de covid-19 podem receber dose única da vacina monovalente XBB, para fins necessários, como viagens, empregos e estágios.

Num dos maiores pontos de vacinação de Natal, a Unidade Básica de Saúde (UBS) São João, no bairro Tirol, chegaram 100 doses. Até a tarde desta quinta-feira (6), 75 doses já tinham sido aplicadas. No entanto, este número está abaixo do que seria normalmente registrado na Unidade.

Veruska explica que a rejeição ao novo imunizante da covid pode estar associada ao controle da transmissão do vírus que gera a sensação de “perda do medo da morte”. Além disso, a divulgação de notícias falsas e a ausência dos pais na rotina dos filhos também foram citadas pela chefe do NAI. “Dentre todas as vacinas do calendário nacional, as que mais apresentam rejeições são as mais recentes, como a da covid e da dengue”, explica.

A vacina monovalente XBB é a versão mais atualizada para combater as variantes da doença, que já matou mais de 700 mil pessoas no Brasil desde 2020, e traz uma construção semelhante às versões bivalentes dos imunizantes, além de possuir a vantagem de ser adaptada para a variante XBB.1.5, cepa predominante no momento.

A vacina está disponível apenas para grupos prioritários, cumprindo o intervalo de seis meses após a última dose de aplicação da bivalente, como trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas e ribeirinhos, idosos acima de 60 anos, idosos em instituições de longa permanência (ILPIs) e trabalhadores dos serviços, quilombolas, pessoas com deficiências, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e população em situação de rua.

Pessoas com idade acima de 60, gestante e puérperas devem receber duas doses anuais, respeitando o intervalo de seis meses entre as doses. Pessoas imunocomprometidas devem seguir o calendário específico para esse grupo.

Já para crianças, estão permitidos para aquelas com idade entre seis meses e menores de cinco anos. Nos casos das que possuem idade entre seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação foi incluída no Calendário de Vacinação e faz parte das vacinas de rotina. Aquelas crianças não vacinadas contra a covid-19, devem seguir o esquema composto por duas doses da vacina monovalente XBB, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

Crianças que receberam uma dose da Pfizer Baby ou coronavac, completam o esquema com duas doses do novo imunizante, com intervalo entre quatro e oito semanas. No caso das que receberam duas doses de alguma das vacinas, a terceira dose será aplicada com a monovalente XBB, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. Para as que completaram o esquema vacinal com três doses, devem receber uma dose de reforço após quatro meses da última aplicação.

Dengue e Influenza
Natal ampliou a oferta de vacinação contra a dengue nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h. Além disso, mantém a oferta nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. A imunização está disponível para crianças com idade entre 10 e 14 anos.

O esquema vacinal Qdenga é composto por duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas. “Devido à demanda que vem aumentando, estamos voltando a disponibilizar a vacinação também nos pontos extras, já que os riscos de reações na segunda dose são mínimos”, explicou Veruska.

Além disso, a campanha de imunização contra a Influenza 2024 foi prorrogada na capital, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e substitui a previsão anterior para o fim da campanha, programada para o último dia 31 de maio. A ação prossegue até o mês de janeiro de 2025 no município. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e pontos extras de vacinação para todas as pessoas com idade acima de seis meses de vida.

Morre 1ª vítima de nova variante da gripe aviária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. O paciente, de 59 anos, vivia no México.

Este foi o primeiro caso de infecção em humano confirmado em laboratório em todo o mundo. A morte foi reportada por autoridades sanitárias mexicanas no dia 23 de maio.Em nota, a OMS destacou que o paciente, morador da Cidade do México, não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais. A variante H5N2 já havia sido identificada em aves do país.

“O paciente tinha múltiplas condições médicas subjacentes. Os familiares relataram que ele já estava acamado há três semanas, por outros motivos, antes do início do sintomas agudos”, destacou a organização. Com base nas informações disponíveis até o momento, a OMS avalia como baixo o risco representado pelo vírus para a população em geral.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.