Fronteira com Paraguai perdeu 154 hectares de plantio de maconha - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Fronteira com Paraguai perdeu 154 hectares de plantio de maconha

Plantações foram erradicadas em ação conjunta da PF com pasta antidrogas do governo paraguaio

Operação Nova Aliança destrói plantações de maconha entre o Brasil e o Paraguai (Foto: Reprodução PF)


Uma operação conjunta do Brasil com o Paraguai erradicou mais de 154 hectares de plantações de maconha na região da fronteira entre os dois países, após a 45ª Fase da Operação Nova Aliança Brasil, encerrada na sexta (28).

A quarta cooperação internacional do ano contra o tráfico da drogas foi liderada pela Polícia Federal e pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD). E 467,25 toneladas de maconha.

Com o apoio do Ministério Público, da Força-Tarefa Conjunta (FTC) e da Força Aérea do Paraguai, a operação destruiu 340 quilos de sementes da planta cannabis, 32 acampamentos do tráfico e erradicou 62 roças.


Ao divulgar os resultados da operação, a PF destacou que auxilia no custeio da iniciativa e nos trabalhos de inteligência. E garante apoio operacional com aeronaves para deslocamento de pessoal às áreas de mais difícil acesso, locais onde o entorpecente é cultivado.

“Com os resultados alcançados nesta etapa, o total de maconha erradicada no ano já ultrapassa o equivalente a 3.300 toneladas do entorpecente destruído”, destacou a PF.
Restaurar

Após erradicar plantações de maconha, a a cooperação internacional tem executado o projeto inovador da Operação Restaurar, que refloresta as áreas usadas por traficantes para plantações ilegais da droga. Na ação que sucede imediatamente a Operação Nova Aliança, o Instituto Nacional de Florestas do Paraguai fornece sementes e meios para implantar florestas com arvores e plantas nativas da região, no lugar antes dominado pelo narcotráfico.


Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.