Paulo de Tarso Teixeira que nessa reta final de campanha eleitoral “tudo pode acontecer, mas temos confiança nos nossos resultados, até pela sequência de pesquisas que nós temos de mostrar a coisa concreta”.
Teixeira disse que a Consult acompanha a movimentação dos candidatos e atua para que a equipe de entrevistadores não seja contaminada por esse trabalho à cata de votos dos eleitores natalenses: “Pode haver uma flutuação pelos números de hoje (ontem), mas há uma tendência muito forte para Paulinho Freire, claro, que se fosse Natália com esse percentual liderando, teria uma tendência muito forte pra ela. Mas, no caso de hoje, quem leva essa vantagem e estaria levando, é Paulinho Freire”.
Quanto a um possível cenário de reversão de votos, devido à realização do último debate televisivo entre Paulinho e Natália nesta sexta-feira (25), Paulo de Tarso não acredita que haverá impacto.
Segundo o diretor da Consult, o debate entre os candidatos teria mais influência caso fosse feito em uma quinta-feira, por haver um tempo maior de repercussão entre a sexta-feira e o sábado. “(Chance) zero. Não vai ter influência nenhuma”, assegurou.
“O último debate que vai ser na sexta-feira, a veiculação de cenas só tem em uma parte do sábado. Vai ser muito pouco tempo antes da eleição para se discutir o debate da sexta-feira. Deve ter temas e discussões importantes, mas é muito mais importante se fosse na quinta-feira, aí teria uma repercussão na sexta e no sábado. Mas [em] uma sexta-feira de onze horas [da noite] ou meia noite para preparem matéria e vídeo, e veicular no sábado, é menos proveitoso do que se fosse antecipado para uma quinta-feira”, explica.
Paulo de Tarso Teixeira também acha que a presença de figuras políticas importantes da política nacional ou regional na campanha de Natália no segundo turno tem influência zero nos resultados das urnas. Ele explica que o crescimento de Natália nas pesquisas está relacionado à migração do percentual dos votos de brancos, nulos e indecisos, mesmo não conseguindo diminuir a diferença de 12,1% para o deputado Paulinho Freire.
O diretor da Consult avaliou, ainda, que aquela migração que se tinha com 14% na pesquisa passada de brancos, nulos e indecisos, migrou mais para Natália: “Aquele pessoal ali deve ter votado em Rafael Motta ou em Carlos Eduardo e migrou mais para Natália, mesmo não conseguindo diminuir o percentual de 12%”, concluiu.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.