Eleição de Souza em Areia Branca permanece “sub judice” - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Eleição de Souza em Areia Branca permanece “sub judice”

Candidato aguarda decisão judicial sobre condenação por improbidade administrativa



As eleições municipais foram encerradas nesse domingo (06). Porém, no município de Areia Branca o resultado da votação ainda não foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 9.710 votos (52,28%), o candidato Souza, do União Brasil, teve a maior votação nas urnas. No entanto, de acordo com os dados do TSE, ele ainda não pode ser considerado eleito, pois os votos computados a ele estão “anulados sub judice”.

A decisão da Justiça Eleitoral se baseia no fato de Souza ter sido condenado com a suspensão dos direitos políticos, pelo ato de improbidade administrativa, praticado durante a gestão como prefeito de Areia Branca, entre os anos de 2010 e 2012. Durante o processo, ele foi absolvido em 1ª instância, mas, após um novo julgamento, na 2ª instância, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) manteve a condenação, baseada na Lei da Ficha Limpa. Diante da sentença, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro da sua candidatura.

Por meio de uma decisão liminar, na sexta-feira (04), o candidato conseguiu a liberação para a contabilização dos seus votos nas urnas. A liminar foi assinada pela desembargadora Berenice Capuxú, relatora em substituição.

De acordo com os Embargos de Declaração em Apelação Cível nº 0103104-35.2017.8.20.0113, a magistrada suspende a inelegibilidade do ex-prefeito e ex-deputado Souza temporariamente até que seja homologado o Acordo de Não Persecução Cível (ANPC), firmado entre o ex-prefeito e o Ministério Público Eleitoral, com o objetivo de negociação das penas e retirada da suspensão dos direitos políticos.

A necessidade dessa homologação impede, neste momento, a declaração oficial do resultado das eleições de Areia Branca. Dessa forma, o resultado do pleito de domingo segue “congelado”, até uma nova ordem judicial.

Além de Souza, concorreram ao pleito municipal o candidato Dr. Bruno com 8.608 votos (46,35%) e Pedro do Atum com 254 votos (1,37%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.