Neste domingo (3), os candidatos do Enem 2024 realizaram a prova de linguagens, que continha 45 questões. De acordo com professores ouvidos pela CNN, o nível geral das perguntas pode ser considerado fácil.
“Julguei seis questões prova de linguagens como questões difíceis de verdade, que exigiam reflexão crítica e leitura apurada do enunciado. Em geral, as questões foram fáceis. Contabilizei 14 questões de nível médio, que poderiam deixar o candidato em dúvida entre duas alternativas”, disse Lucas Góes, professor de Língua Portuguesa, Lucas Góes, do Elite Rede de Ensino, do Grupo Salta.
Segundo Vinicius Beltrão, coordenador de Ensino e Inovações, do SAS Educação, os esportes estavam bastante presentes na prova, “numa perspectiva de discussão e reflexão”.
Sem tantas charges e mais textos
Para Beltrão, este ano a prova de linguagens não trouxe tanta charges, e sim mais textos. “Teve uma menção a Rita Lee. Não era uma música dela necessariamente, mas um texto em que falava das cartas quere recebia dos fãs”, pontuou.
Questões “polêmicas”
“Possivelmente uma questão que abordava a reconstrução da visão de obras de Machado de Assis pode ser considerada polêmica, porque duas alternativas (B e C na prova azul) abordavam análises muito possíveis”, ainda comentou Góes.
Na avaliação geral, Góes acrescentou que prova de linguagens veio com uma abordagem bastante comum à prova do Enem, “com foco no reconhecimento de mecanismos do discurso e da construção textual para a compreensão de textos diversos”.
“Assuntos recorrentes como vanguardas europeias, funções da linguagem e variação linguística estavam no escopo das questões do primeiro dia.”
Destaque da prova
Para eles, um destaque foi a questão sobre a gramaticalização de línguas indígenas.
“Mais uma vez, o Enem cede espaço para uma rica discussão em torno da diversidade linguística e vocabular do nosso idioma, tornando os dialetos originários — por vezes menosprezados pelos falantes das variantes de maior prestígio social — protagonistas da análise necessária na questão.”
CNN terá gabarito extraoficial do Enem
A CNN terá o gabarito extraoficial do exame. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal a partir das 19h.
Além disso, a cobertura contará com o tema da redação, análise de professores sobre as referências usadas na prova, os destaques e o nível de dificuldade do exame.
CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.