Janja envergonha os brasileiros, diz deputado do União - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Janja envergonha os brasileiros, diz deputado do União

Parlamentares apontam falta de liturgia do cargo e impactos negativos que a atitude de Janja pode gerar no cenário internacional

Deputado Rodrigo Valadares (União-SE) - Foto: Diário do Poder.


Deputados federais de oposição ao governo Lula (PT), criticaram e reprovaram a atitude da primeira-dama Janja, que xingou o empresário e dono da rede social X, antigo Twitter, Elon Musk.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) criticou a falta de compostura de Janja.

“A primeira-dama mostrou, mais uma vez, que não compreende a responsabilidade do papel que ocupa. Suas palavras não apenas envergonham os brasileiros, mas também colocam em risco relações estratégicas com os EUA, especialmente em um momento em que Elon Musk pode desempenhar um papel central no governo Trump”, criticou.

Como noticiou o Diário do Poder, em participação no evento do G20 Social no Rio de Janeiro, Janja disparou a seguinte pérola contra o bilionário: “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”.

Musk rebateu a fala da primeira-dama ao afirmar: “Eles vão perder a próxima eleição”, se referindo ao presidente Lula (PT) e demais petistas.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), lembrou do investimento milionário do governo Lula como os da Itaipu Binacional e a Petrobras que destinaram R$ 33,5 milhões ao “Janjapalooza”, como ficou conhecido informalmente o Aliança Global Festival, evento organizado pelo Ministério da Cultura com a ajuda da primeira-dama, onde artistas petistas e apoiadores da campanha de Lula em 2022, como: Diogo Nogueira, Daniela Mercury, Seu Jorge, Zeca Pagodinho, Pretinho da Serrinha, Fafá de Belém, Jovem Dionísio, Maria Gadu, Alceu Valença e Ney Matogrosso, receberam bela boquinha.

“R$ 33 milhões (USD 5,5 milhões) do dinheiro do pagador de impostos para a moça arrumar problema internacional. O Brasil voltou!”, lamentou.

O apelido “Janjapalooza” gerou inclusive, aborrecimento da primeira-dama que não gostou do nome adotado ao evento.

“Não, filha, é Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?”, respondeu Janja ao ouvir o apelido do evento prévio à reunião do G20 no Rio de Janeiro.

A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) lamentou a postura da primeira-dama e destacou os riscos diplomáticos:

“A que ponto vexatório o Governo Lula chegou. A ‘elegante primeira-dama’ xingar um futuro membro do Governo Americano. Podendo causar grande crise diplomática entre os países. Iremos cobrar que o ministro das Relações Exteriores esclareça o impacto negativo que essa fala irresponsável causou para o Brasil”.

Parlamentares apontam falta de liturgia do cargo e impactos negativos que a atitude de Janja pode ter nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, especialmente pelo fato de que Musk foi recentemente indicado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para chefiar o departamento de eficiência governamental.

O entendimento do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) segue na mesma linha, destacando que o comportamento de Janja compromete a imagem do Brasil no cenário internacional.

“A falta de liturgia da primeira-dama é alarmante. Palavras têm peso, especialmente quando vêm de alguém que deveria representar o nosso país com seriedade. Atacar Elon Musk, um dos empresários mais influentes do mundo, demonstra um despreparo incompatível com o cargo que ela ocupa. Isso pode ter consequências graves para as relações entre Brasil e Estados Unidos”, ponderou.

Como também noticiado pelo Diário do Poder, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi outro político que reprovou e se manifestou sobre a declaração de Janja ao afirmar que a primeira-dama: “causou mais um problema diplomático”.

O deputado Sanderson (PL-RS) alertou para os danos causados pela declaração.

“O que vimos foi uma atitude incompatível com o papel de primeira-dama. Esse tipo de comportamento prejudica a imagem do Brasil e coloca em risco parcerias estratégicas, especialmente com os EUA. A diplomacia exige seriedade e respeito, algo que parece faltar no atual governo”, afirmou o gaúcho.


Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.