Segundo o IPEM, a vistoria tem o objetivo de garantir o funcionamento desses itens e evitar prejuízos para os consumidores e comerciantes. Os produtos com irregularidades foram retirados de uso até passarem por reparo e os estabelecimentos comerciais foram autuados e poderão sofrer multa.
A inspeção incluiu ainda cronotacógrafos e taxímetros, que passaram por verificações para garantir a precisão de seus registros. No total, 1.849 instrumentos de medição foram analisados, sendo 848 cronotacógrafos, 403 bombas de combustíveis, 380 balanças e 142 taxímetros.
Entre os produtos apreendidos por ausência do Selo de Conformidade do Inmetro estavam brinquedos, canetas esferográficas e rollers, isqueiros, lápis pretos e grafites. De acordo com o IPEM, a falta dessa certificação compromete a segurança dos consumidores, principalmente em produtos elétricos e infantis, que devem seguir normas rigorosas de fabricação.
O IPEM/RN é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN). As fiscalizações seguem um cronograma anual e buscam assegurar que os produtos e equipamentos estejam em conformidade com as normas vigentes. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas à Ouvidoria do IPEM/RN pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 98147-9433.
Tribuna do Norte
.jpg)

.gif)

.png)
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.