Header Ads Widget


Senado elege Alcolumbre para sua presidĂȘncia, como estava previsto

Parlamentar volta ao cargo que jå ocupou e vai assumir até fevereiro de 2027

Senador Davi Alcolumbre (UniĂŁo-AP) volta Ă  PresidĂȘncia do Senado (Foto: Reprodução/Facebook)


Eleito neste såbado (1) como o novo presidente da Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP) ficarå no comando da Casa legislativa até fevereiro de 2027.

Os presidentes do Senado tĂȘm mandatos de dois anos. Esse perĂ­odo Ă© renovĂĄvel, ou seja, o presidente pode ser reeleito para um novo mandato consecutivo, desde que haja apoio suficiente dentro da prĂłpria Casa para sua reeleição.

Perfil de Davi Samuel Alcolumbre Tobelem:

O mais novo presidente do Senado, nasceu 19 de junho de 1977 em MacapĂĄ-AP e Ă© um polĂ­tico brasileiro filiado ao UniĂŁo Brasil (UNIÃO). É casado com Liana Andrade e pai de dois filhos.

De origem judaica, Alcolumbre chegou a cursar CiĂȘncias EconĂŽmicas no Centro de Ensino Superior do AmapĂĄ (Ceap) mas nĂŁo concluiu. Iniciou sua trajetĂłria polĂ­tica em 2021, como vereador em MacapĂĄ, aos 24 anos. Na Ă©poca, era filiado ao PDT.

No entanto, A Constituição veda a reeleição para a PresidĂȘncia do Senado numa mesma legislatura, que Ă© o perĂ­odo de quatro anos entre duas eleiçÔes.

Em 2002, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por trĂȘs mandatos consecutivos. Em 2006, filiou-se ao PFL, que mais tarde passou a se chamar Democratas e atualmente Ă© o UniĂŁo Brasil.

Durante seu mandato como deputado, em 2009, Alcolumbre pediu licença para assumir a Secretaria de Obras e Serviços PĂșblicos de MacapĂĄ, onde permaneceu atĂ© 2010.

Em 2014, foi eleito senador pela primeira vez, recebendo 131 mil votos. Quatro anos depois, tentou concorrer ao governo do AmapĂĄ, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 23,75% dos votos vĂĄlidos.

Retornou ao Senado e, em 2019, foi escolhido presidente da Casa, com o apoio de 42 parlamentares. Tornando-se o mais jovem a ocupar esse cargo, aos 41 anos.

Em outubro de 2019, Alcolumbre assumiu interinamente a PresidĂȘncia da RepĂșblica, enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton MourĂŁo, estavam fora do paĂ­s, assim como o presidente da CĂąmara, Rodrigo Maia.

Em 2020, tentou viabilizar sua reeleição para a presidĂȘncia do Senado, mas a questĂŁo foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que sĂł permitiu recondução para as presidĂȘncias da CĂąmara e do Senado em 2022.

Na eleição de 2022, foi reeleito senador, conquistando 196 mil votos. AtĂ© entĂŁo, Alcolumbre presidia a ComissĂŁo de Constituição e Justiça (CCJ) e foi eleito Ă  presidĂȘncia do Senado contando com o apoio do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e de partidos da oposição.


DiĂĄrio do Poder

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios