A cesta de itens carnavalescos teve alta de mais de 95% em 10 anos, enquanto a inflação oficial do país subiu 75%.
O preço das bebidas alcoólicas, por exemplo, mais do que dobrou em 10 anos, com uma alta de 106,32% no período. Favorita para a ocasião, a cerveja teve um aumento de mais de 63% no período.
Outro destaque ficou com o pacote turístico, que teve um ganho de 86% e também subiu mais que o IPCA. Outros artigos, como maquiagens (40%) e bijuterias (56%), tiveram altas mais comedidas.
Segundo a analista de research da Rico Maria Giulia Figueiredo, uma combinação de fatores justifica o aumento dos preços da cerveja e de outras bebidas alcoólicas ao longo dos últimos anos.
“O primeiro grande impacto vem da alta nos custos de produção, principalmente dos insumos básicos como milho e trigo, ambos usados na cevada”, diz a analista.
Ela explica que, como esses insumos são em boa parte importados, são mais sensíveis à variação cambial. “Ou seja, quanto mais desvalorizado o real, mais caro o insumo”, afirma.
Além disso, outros fatores que contribuíram para o aumento desses produtos foram:A alta de preços de embalagens, especialmente do alumínio, que sofreram oscilações no mercado internacional e impactaram os custos para fabricantes;
A elevação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre bebidas alcoólicas em alguns estados; e
O efeito sazonal, que costuma refletir o aumento da demanda por esses produtos em épocas como verão e Carnaval.
Nesse sentido, os itens de maquiagem, bijuterias e vestimentas, além de serviços de estética, também tendem a sentir os preços subirem pela maior demanda pelos produtos na época de Carnaval.
“Cresce a procura por cosméticos, tinturas capilares, glitter e acessórios, levando muitos lojistas a ajustarem os preços para aproveitar o pico da demanda”, afirma a analista.
A especialista ainda destaca outros fatores que influenciam principalmente o segmento de serviços nessa alta dos preços.
“Esse aumento não acontece apenas pelo acréscimo de demanda, mas também por custos operacionais mais elevados, como a necessidade de um número maior de profissionais ou horário de atendimento estendido”, completa.
96 FM de Natal
.jpg)

.gif)

.png)
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.