Contra todas as expectativas, ele parece ter conseguido. Pela primeira vez em 123 anos, a Argentina não registra déficit fiscal, um marco histórico para a economia do país.
Medidas Audaciosas e Efeitos Econômicos
Uma das ações mais impactantes do governo Milei foi diminuir o dinheiro que o governo estava injetando na economia para conter a inflação, que chegou a cerca de 25,5% ao mês.
Na prática, o presidente cortou aproximadamente um terço de todos os gastos públicos assim que assumiu e reduziu privilégios no funcionalismo.
Um ano após sua posse, a inflação mensal caiu de 25,5% para 2,4%, e os juros básicos, antes em 133% ao ano, recuaram para 32% ao ano.
Embora a pobreza tenha aumentado inicialmente, já apresenta níveis mais baixos do que no início do mandato de Milei.Inflação é um conceito econômico que representa o aumento contínuo dos preços ao longo do tempo. Quando os preços sobem, o poder de compra cai. Ou seja, com a mesma quantia de dinheiro, compra-se menos.
Outras medidas que o governo argentino quer implementar
O presidente conseguiu aprovar um pacote de medidas que ficou conhecido como "lei ônibus" no começo de seu mandato.
Mesmo que boa parte das medidas tenham sido retiradas pelo Congresso, o pacote ainda inclui um dos maiores cortes de gastos na história do país.
Dentro do pacote estão reunidas Leis de Bases, nome que se dá às medidas criadas para estabelecer as fundações para a implementação de um pacote fiscal, compilado de normas sobre a questão orçamentária e tributária.
Recentemente, Milei anunciou planos para cortar 90% dos impostos federais e transferir a responsabilidade de arrecadação para os estados, incentivando a competição para atrair investimentos.
Pretende também firmar um acordo bilateral de livre mercado com os Estados Unidos, atrasado por quase duas décadas.
Conheça a história do presidente argentino e sua surpreendente campanha no documentário da Brasil Paralelo: Javier Milei - A revolução liberal.
Assista ao filme completo abaixo:
Brasil Paralelo
.jpg)

.gif)

.png)
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.