O cenário é estável na comparação com a rodada anterior da pesquisa em maio, quando a desaprovação chegou a 53,7% e a aprovação era de 45,4%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, 95%. Foram entrevistadas 2.612 pessoas por meio do recrutamento digital aleatório entre os dias 27 e 30 de junho.
A avaliação do governo Lula também permanece constante: 51,2% consideram a gestão ruim ou péssima (eram 52,1%) e 41,6% avaliam o governo como ótimo ou bom, ante 41,9%. O conceito regular foi citado por 7,2% (eram 6%).
A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual a imagem que eles têm de lideranças políticas. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) lidera o ranking, com 49% de imagem positiva, seguido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Lula, ambos com 47% – os dois primeiros repetem o percentual no conceito negativo, enquanto o presidente da República é visto dessa forma por 53%.
Assim como o petista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a imagem preponderantemente negativa, com 53% o avaliando assim, contra 46% que o enxergam de forma positiva. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é vista de forma positiva por 45% e negativa por 50%.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), é o político com a pior avaliação neste quesito. Ele tem 75% de imagem negativa e apenas 3% de positiva – 22% não souberam responder.
Alcolumbre é seguido de perto pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com 74% de imagem negativa e 4% de positiva. Novamente, 22% não souberam responder.
Bolsonaro tem 46% contra 44,4% de Lula, diz pesquisa AtlasIntel
Levantamento divulgado pela AtlasIntel na terça-feira (8) mostra que, se as eleições fossem hoje, com os mesmos candidatos que disputaram o Planalto em 2022, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estariam empatados na margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais. O ex-presidente, que está inelegível, teria 46% dos votos ante 44,4% do atual chefe do Executivo.
O pedetista Ciro Gomes aparece com 4,5% dos votos e Simone Tebet (MDB), com 1,5%. Brancos e nulos seriam 1,8% e 1,6% declararam que votariam em algum outro candidato daquele pleito.
A pesquisa foi realizada por Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 27 a 30 de junho de 2025. Foram entrevistadas via questionários on-line 2.621 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Tribuna do Norte
.jpg)

.gif)

.png)
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.