Header Ads Widget


Lula perderia em estados de maior relevância eleitoral; veja quais

O último levantamento foi realizado em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco

Presidente Lula (PT) em evento "Democracia Sempre" em Santiago, no Chile - (Reprodução: Ricardo Stuckert)


Apesar do favoritismo eleitoral nas pesquisas da Genial/Quaest divulgadas nesta quinta-feira (21), Lula (PT) se atenta aos estados nos quais o petista perderia ou empataria nas eleições de 2026.

Em cenários de primeiro e segundo turno, o petista venceria embates contundentes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (47% x 35%) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) (43% x 35%).

O último levantamento foi realizado em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco, considerando os principais colégios do país.

Contra Tarcísio nos estados

Lula venceria o chefe do governo paulista somente na Bahia (63% a 21%) e em Pernambuco (63% a 24%). Em São Paulo, o petista perde para o governador por 52% a 35%; no Paraná, por 46% a 32%; em Goiás, por 47% a 32%. Em Minas, Lula soma 37%, chegando a um empate técnico com Tarcísio, com 39%. No Rio de Janeiro, o empate é numérico, em 35%. No Rio Grande do Sul, haveria empate na margem de erro: 41% para Tarcísio, 36% para Lula.

Contra Michelle Bolsonaro

Lula empataria com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em quatro estados: São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Lula (PT) venceria Michelle (PL) em Pernambuco e na Bahia; Michelle Bolsonaro (PL) levaria vantagem no Paraná e em Goiás.

Contra Ratinho Junior

Lula (PT) perderia para o governador Ratinho Junior (PSD) no Paraná, que soma 73% das intenções em seu estado. O governador venceria o petista por 46% a 31% em Goiás.

Contra Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recém-chegado ao PSDB, venceria Lula (PT) em seu estado (49% a 26%) e venceria também no Paraná e Goiás.

Contra Eduardo Bolsonaro

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) seria derrotado por Lula (PT) em Minas, Bahia e Pernambuco. Eduardo venceria no Paraná, Goiás empataria em São Paulo, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

Contra Romeu Zema

O governador mineiro soma resultados modestos contra Lula (PT) e venceria apenas em seu estado: 47% a 34%; Ronaldo Caiado é destaque em Goiás com 72% da preferência eleitoral.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) venceria Lula (PT) no Rio de Janeiro, onde aparece com 39% das intenções contra 38% do petista.

Cenários de 2º Turno

O levantamento simulou nove possíveis confrontos de Lula (PT) e lideranças da direita, o petista venceu todos eles.

  • 2º Turno – disputa diretaLula 47% x Jair Bolsonaro (PL) 35%
  • Lula 43% x Tarcísio de Freitas (Republicanos) 35%
  • Lula 47% x Michelle Bolsonaro (PL) 34%
  • Lula 44% x Ratinho Júnior (PSD) 34%
  • Lula 46% x Eduardo Leite (PSD) 30%
  • Lula 47% x Eduardo Bolsonaro (PL) 32%
  • Lula 46% x Romeu Zema (Novo) 32%
  • Lula 47% x Ronaldo Caiado (União Brasil) 31%
  • Lula 48% x Flávio Bolsonaro (PL) 32%

A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de agosto de 2025, com 12.150 entrevistas presenciais em oito estados que concentram 66% do eleitorado nacional (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco).

Diário do Poder

Postar um comentário

0 Comentários