Covid-19 x Economia: Dê a sua opinião! - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

sábado, 28 de março de 2020

Covid-19 x Economia: Dê a sua opinião!


Em meio a uma epidemia do novo Coronavírus no Brasil, políticos oportunistas lamentavelmente se aproveitam para marcar presença no cenário político brasileiro, tendo em vistas as eleições municipais de outubro, e ainda, embora esteja muito cedo, tentando projetar uma precoce pré-candidatura ao posto de presidente da República, como podemos observar a postura de lideranças políticas nas  maiores capitais do país. (Foto: reprodução)

Se debate muito sobre o que os chefes de executivo estão fazendo ou deixando de fazer, tratando do assunto de maneira simplista, porém, a questão é bem mais complexa do que se pode imaginar e, indiscutivelmente, envolve não só a saúde da população como o futuro econômico de uma nação, vale lembrar, subdesenvolvida, gerida por um sistema político falho, ineficiente e ineficaz. 

A questão não é tão simples assim. Na verdade, sem nenhuma pretensão de advogar por ninguém, apenas opinando, os governantes vivenciam um verdadeiro paradoxo (epidemia x economia) que deve ser levado em conta pela população.

Medidas devem sim, serem adotadas para conter o avanço do Coronavírus no país, porém, não devemos fechar os olhos para questões econômicas, e neste contexto está inserido o mercado informal, setor onde concentra-se um considerável número de trabalhadores sem registro na carteira, dependentes de suas próprias pernas, que se não forem pra rua produzirem, não terão como sustentar suas famílias.

Neste sentido, medidas restritivas como o isolamento horizontal, aquele que não limita grupos e, portanto, todos devem permanecer em casa, restringindo ao máximo o contato entre as pessoas, evitando, desse modo, uma grande propagação da doença, é muito criticado por causar impactos graves na economia. Porém, muitas vezes, ele é essencial para evitar um aumento desenfreado da doença, o que pode provocar um colapso no sistema de saúde, o que também causaria prejuízo econômico. O governo federal está tentando buscar alternativas para minimizar a crise propondo a distribuição de um auxílio para determinados grupos sociais (faltando ainda passar pela aprovação do Senado Federal), mas a grande questão é que não se sabe ao certo até quando a crise vai durar e até quando os cofres públicos irão suportar. 
Diante disso, qual é sua opinião a respeito dessas questões? Deixe nos comentários logo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.