Anvisa reporta 2 casos da variante Ômicron no Brasil - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Anvisa reporta 2 casos da variante Ômicron no Brasil



A Anvisa informou nesta terça-feira, 30, que dois brasileiros foram diagnosticados “preliminarmente” com a variante Ômicron do coronavírus.

Segundo a agência, as amostras “serão enviadas para análise laboratorial confirmatória”. A primeira testagem foi feita pelo laboratório Albert Einstein.

De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz para fins de confirmação do sequenciamento genético.

Em nota, a Anvisa explicou que um passageiro vindo da África do Sul desembarcou em Guarulhos em 23 de novembro portando resultado negativo para covid.

Mas, com vistas a se preparar para a viagem de regresso ao país africano, procurou o laboratório localizado no aeroporto no dia 25, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste requerido para o retorno.

Naquele momento, reporta a vigilância sanitária, ambos testaram positivo para a covid-19, e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

“Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras.”

O início dos procedimentos para sequenciamento genético começou no dia 29 e foi concluído hoje. Diante dos resultados positivos, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron.

A agência ressaltou que a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul em 24 de novembro.

A entrada foi anterior à edição da portaria interministerial, de 27 de novembro, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul e outros países da região.

A portaria também suspendeu a autorização de entrada de viajantes estrangeiros, procedentes daquele país ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, por ele.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.