Valdevan Noventa (PL-SE) havia sido cassado em março por abuso de poder econômico
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na quinta-feira 2 mais uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e devolveu o mandato ao deputado federal José Valdevan de Jesus, o Valdevan Noventa (PL-SE). Ele havia sido cassado em março deste ano por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.
Segundo o processo que provocou a cassação do mandato, agora anulada, integrantes da equipe de Valdevan aliciaram dezenas de moradores de Estância e Arauá, em Sergipe, para simular doações ao então candidato.
Foram feitas mais de 80 doações de R$ 1.050 na mesma agência bancária, o que despertou o alerta sobre a possibilidade de fraude. “O perfil dos doadores era incompatível com o valor doado, uma vez que vários eram beneficiários do programa Bolsa Família e alguns deles confirmaram ter apenas emprestado o número do CPF para operação financeira”, disse o TSE ao divulgar a cassação por captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada.
A decisão do ministro do STF
Na decisão de ontem, o ministro Nunes Marques afirmou que houve cerceamento de defesa porque o acórdão do julgamento do tribunal eleitoral ainda não foi publicado, o que impediu a defesa de Valdevan de apresentar recurso na corte.


0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.