Na data, o Nordeste bateu 14.167 megawatts (MW) de energia elétrica de origem eólica gerados em um minuto. Isso corresponde à 123% do consumo de eletricidade da região por minuto. Ou seja: naquele momento, a produção superou em 23% toda a demanda local.
Dias depois em 12de julho, às 10h28, o Nordeste bateu outro recorde em energia sustentável. O de geração instantânea a partir de energia solar, produzindo 2.963 MW com essa fonte. Esse volume equivale a 27,5% de todo consumo elétrico da região naquele minuto. Os dados ainda estão em fase de validação pela ONS.
Nordeste tem mês de safra eólica
O mês de julho na região é conhecido tradicionalmente como safra dos ventos. Desse modo, a ONS não descarta a possibilidade de que a marca seja superada nas próximas semanas.
Ao longo desse período, o litoral do Nordeste tem um regime de ventos mais fortes, impulsionando a produção. Esse foi o primeiro recorde de geração instantânea de energia eólica registrado em 2022.
Segundo a versão mais recente do Boletim Mensal de Energia, do Ministério de Minas e Energia, a participação da fonte eólica na matriz energética deverá aumentar de 10,6% em 2021 para 11,9% em 2022. A porção solar deverá subir de 2,5% para 3,9% na mesma comparação.


0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.