Bolsonaro recebeu um único voto em Cuba - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Bolsonaro recebeu um único voto em Cuba

Lula foi o grande vencedor na ilha socialista, com 90,32% dos votos válidos




Na zona eleitoral de Havana, capital de Cuba, presidente Jair Bolsonaro (PL), Felipe d’Avila (Novo) e Ciro Gomes (PDT), candidatos à Presidência nas eleições de 2022, obtiveram apenas um voto cada um, durante votação deste domingo 2.

Somados, Bolsonaro, D’Avila e Ciro receberam 9,6% dos votos dos 31 brasileiros que votaram na ilha socialista. Ao contrário dos adversários, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 28 votos, representando 90,32% dos eleitores em Cuba.

Em Israel, Bolsonaro saiu como o grande vencedor. Ao todo, o candidato à reeleição ganhou com 45,9% na capital, Tel-Aviv, contra 39,3% para Lula.

Já no Brasil, Bolsonaro venceu a corrida presidencial em 13 Estados, e Lula em 14. O atual presidente começou a apuração em vantagem, mas, no final da apuração das urnas, o petista conseguiu a virada e terminou na frente: 48,2% a 43,3%. Veja o desempenho de Lula e Bolsonaro em cada Estado:


Segundo turno

Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está definido que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno da eleição presidencial, em 30 de outubro. O candidato petista teve vantagem na votação deste domingo.

Segundo a legislação eleitoral, para ser eleito um candidato precisa da maioria absoluta de votos (mais da metade). Caso nenhum presidenciável consiga esse número, então a eleição prevê um segundo turno entre os dois mais bem votados.

A vitória em primeiro turno em uma eleição presidencial aconteceu somente em duas oportunidades, ambas com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994 e 1998. A disputa em dois turnos foi incluída na Constituição em 1988.

Revista Oste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.