Ex-presidente do BC declara voto em Lula no 2° turno - PANORAMA DO ALTO

Últimas

You might like

BANNER 728X90

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Ex-presidente do BC declara voto em Lula no 2° turno

Economista se mostrou preocupado com a indefinição do cenário eleitoral



Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), declarou nesta terça-feira, 4, apoio a Lula (PT) no segundo turno das eleições. Anteriormente, Fraga havia pensado em anular o voto, como fez em 2018, mas decidiu mudar. O economista foi um dos nomes importantes na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando administrou o BC.

“Vou declarar apoio a Lula”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Pensei em anular para indicar pouca confiança nos dois finalistas, pensando nas oportunidades desperdiçadas pelo PT no poder. Não vejo uma margem suficiente e, como já disse, os riscos aumentaram.”

Crítico da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente do BC avaliou à reação do mercado como “otimista”, depois da eleição de um Congresso mais conservador.


O economista se mostrou preocupado com a indefinição do cenário eleitoral entre Lula e Bolsonaro. “Tenho sido muito crítico do atual governo”, explicou. “Com mais poder no Congresso, minhas preocupações aumentaram. E em caso de uma vitória de Lula, vai ser difícil governar.”

A superficialidade dos debates eleitorais é um problema, conforme Fraga. “Falta aprofundar os debates sobre temas políticos, sociais e econômicos. Sobre tudo, na verdade”, explicou.

O economista discursou durante a leitura das duas cartas pela “democracia”, em 11 de agosto. Os documentos foram lidos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em resposta as dúvidas do presidente sobre a segurança das urnas eletrônicas.

“As sociedades mais prósperas do planeta, aquelas onde reina a liberdade, a solidariedade, a prosperidade, são, todas, democracias. Nós vivemos hoje em um mundo onde ameaças autoritárias e populistas às vezes nos assustam. Nós já vivemos isso no passado, e não é novidade”, disse.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.