A primeira discussão na CPMI do 8 de janeiro - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

quinta-feira, 25 de maio de 2023

A primeira discussão na CPMI do 8 de janeiro

 Parlamentares tentam ganhar espaço para escolha de presidente e relator da comissão




A CPMI de 8 de janeiro começou com discussão entre os parlamentares antes da escolha da presidência e relatoria da comissão. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu tempo para contestar a indicação de Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora da CPMI. O senador questionou pelo fato de Gama ser aliada do ministro da Justiça, Flávio Dino.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) saiu em defesa de Eliziane e disse que não fazia sentido a contestação do parlamentar porque a CPMI possui aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) entrou no bate-boca e defendeu a boa-fé da senadora.

Do Val, contudo, continuou com a discussão, mas, dessa vez, com o deputado governista Duarte Jr.

Em seguida, o senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou que o regimento interno não prevê a vice-presidência da CPIs da Casa, mas que essa escolha faz parte de acordos partidários. Então, Amin sugeriu que a CPMI tivesse um vice-relator — que poderia ser um nome da oposição.

Otto Alencar, que está presidindo a primeira sessão do colegiado, acatou o pedido do colega e disse que, caso fosse eleita, Eliziane poderia escolher um vice-relator.


Otto Alencar, que está presidindo a sessão inicial, disse que vai encaminhar a questão sobre a chapa e relatoria para a CCJ.

O senador Magno Malta disse que, se a discussão continuar, ele sugere que a oposição crie uma chapa alternativa, ainda que seja para perder. Então, ele se apresentou para pleitear a presidência.

Ainda não há nenhuma definição sobre a questão.

Revista Oeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.