El Salvador: como Nayib Bukele se tornou o líder mais popular das Américas - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

El Salvador: como Nayib Bukele se tornou o líder mais popular das Américas

Imagem: reprodução


Conhecido mundialmente como o idealizador do maior presídio do continente americano, com capacidade para 40 mil detentos, o jovem presidente de El Salvador Nayib Bukele, de 42 anos, lidera com folga os resultados parciais das eleições gerais deste domingo (4), que lhe garantem a continuidade na chefia de Estado de um dos menores países da América Latina por mais quatro anos.

Com mais de 30% das atas contadas, Bukele já possui 1.295.888 votos, seguido pelo candidato de esquerda da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), Manuel Flores, com 110.244 votos e o da Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), Joel Sánchez, com 96.700. Nos resultados preliminares foram registados 32.481 votos nulos e 829 votos impugnados.

Desde a chegada ao poder, em 2019, seu governo já prendeu cerca de 76 mil pessoas com a decretação de um estado de exceção no país, adotou uma moeda digital, defendeu seu “direito divino” no Congresso, destituiu membros da Suprema Corte e decidiu reduzir em mais de 80% o número de cidades salvadorenhas.

Apesar das medidas políticas controvertidas, sua popularidade dentro do país chega a quase 90%, de acordo com as recentes pesquisas de opinião. Isso se deve, principalmente, pela campanha de combate às gangues de ruas que dominavam o país.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.