Desenvolver lideranças é fundamental, diz especialista - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

quinta-feira, 7 de março de 2024

Desenvolver lideranças é fundamental, diz especialista

Desenvolver lideranças e diagnosticar o clima organizacional entre colaboradores são aspectos fundamentais para que o trabalhador melhore seu desempenho e sinta-se mais incluso no dia-a-dia da empresa. Esse foi o cerne da palestra da Diretora de Gente e Gestão da Dois A Engenharia, Karolina Beniz, dentro da apresentação “RH Estratégico: O futuro do trabalho e suas tendências”, ministrada nesta quarta-feira (6) durante o 7º Fórum de Gestão de Pessoas, em Natal. O evento segue com programação nesta quinta-feira (07).

Durante sua palestra, a especialista em gestão de pessoas e recursos humanos apresentou expertises e cases de sucesso da Dois A Engenharia, que tem desenvolvido programas de Trainee e projetos de liderança e “Key People” no cotidiano empresarial.

“A Dois A tem feito um trabalho muito forte de treinamento e desenvolvimento, capacitando essas pessoas para que elas consigam enxergar que realmente o gap de habilidade é um problema se não for tratado.

Conseguimos identificar e mapear isso através de avaliações de competências e capacitar e desenvolver esse colaborador. É criar ferramentas e políticas, principalmente voltada à definição de cargos e salários para que o colaborador saiba e tenha clareza de onde pode chegar”, explica. “O Key People trata-se de identificarmos pessoas chave, com alto potencial. Elas são diferenciadas, têm tratamento customizado com programa de mentoria para que possa-se sanar questões comportamentais e desenvolver habilidades de liderança e outros papeis”, aponta.

Segundo Karol Beniz, questões como escuta ativa e comunicação interna são essenciais dentro do RH e lideranças das empresas para que se identifique dificuldades e por consequência, desenvolva novas habilidades.

“A escuta ativa é um papel do RH e da liderança para que esse colaborador consiga informar as dificuldades e desalinhamnentos que ele tem. O RH precisa criar ferramentas e caminhos, mesmo que seja aquele cafezinho informal. Naquela saída tem muita informação que serve de base e elementos para construir-se esse caminho”, aponta Karol.

“A empresa precisa proporcionar um ambiente acolhedor, para que esse colaborador consiga ser quem ele é, sem rótulos. Pessoas felizes trazem resultados. A proposta das empresas precisa ter esse tema com a saúde e e o bem-estar do colaborador como objetivo central, porque aí sim esse colaborador, feliz e satisfeito, vai gerar resultados”, acrescenta.

O 7º Fórum de Gestão de Pessoas e Liderança segue até esta quinta-feira (07), no hotel Holiday Inn Natal, das 14h às 20h, com o tema central, “Sustentabilidade, Inclusão e Novas Tecnologias”. Entra os palestrantes estão líderes e gestores renomados, como Rodrigo Leite, Karol Beniz, Thiago Lajus, Ruy Mattos, Dasio Nepomuceno, Rafaela Dantas, Raquel Montoril, Joanna Guerra, Igor Andrey, Ana Cláudia Medeiros, além de um painel de encerramento alusivo ao Dia da Mulher conduzido por Anna Alyne Cunha, Adiana Benavides e Thaís Barbosa.

Em paralelo, há ainda também um Salão de Negócios & Networking, com balcões empresariais para os participantes conhecerem novos produtos e serviços. Dentre alguns temas abordados nesta edição estão liderança corporativa, futuro do trabalho, saúde mental, produtividade, equidade de gênero, práticas ESG nas empresas, inteligência artificial, gestão pública, RH Estratégico, neurociências e tendências na gestão de pessoas.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.