Candidata recebe oito votos em Ceará-Mirim e reação viraliza: ‘só na minha família teve 10’ - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Candidata recebe oito votos em Ceará-Mirim e reação viraliza: ‘só na minha família teve 10’


Candidata diz que recebeu 900 votos e ameaça realizar protestos nas ruas - Foto: Reprodução


A candidata a vereadora de Ceará-Mirim, Dulcimar Cavalcanti (PSOL), conhecida como “Querida”, de 75 anos, viralizou nas redes sociais após gravar áudios pedindo a recontagem dos votos. Ela recebeu oito votos, o que não foi suficiente para ser eleita. Apesar da revolta dela, não há indícios de irregularidades na eleição.

“Já encaminhei o áudio aqui para a promotora para ela vir junto comigo aqui em Ceará-Mirim resolver esse caso. Contar quantas pessoas votaram. Só na minha família teve dez pessoas votando. Eu não sou palhaça de ninguém para tirar esses votos não. Todo mundo aqui, graças a Deus, votou e tá pergutando: ‘Querida, por que você teve esses votos? Eu votei em você'”, relatou.

Em outro trecho compartilhado nas redes sociais, ela diz ter recebido uma informação de Brasília apontando que teria conseguido um número de votos que seria suficiente para ser eleita.

“Mandaram dizer agora mesmo para mim, de Brasília, Distrito Federal, que eu não tive oito votos não. Foi 988 votos que eu tive. Vão tudo mandar procurar em Brasília e mandar cavar tudo. Tiraram 980 e deixaram só oito para mim, para me ‘malhar’, mas eu já estou sabendo tudo”, disse ela.

Natural da cidade da Grande Natal, “Querida” concorre às eleições para vereadores em Ceará-Mirim desde 2004, com uma ausência no ano de 2008. Ela já passou por três partidos (PRP, PSB e PRTB) até chegar ao atual, PSOL.

Como a Federação PSOL REDE elegeu dois candidatos, ela encontra-se como penúltima na suplência para vereadora.

Auditoria confirma o resultado do Teste de Integridade das Urnas

A Auditoria das Urnas Eletrônicas aconteceu, no domingo (6), dia em que ocorreram as eleições municipais. A ação foi realizada das 8h às 17h, período paralelo à votação que ocorria em todo o território nacional. Ao todo, 23 urnas foram sorteadas e recolhidas, do seu local de votação, para participarem dos Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas. Ademais, ainda foram feitos Testes de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais em três urnas do estado do Rio Grande do Norte.

Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.673/2021, a auditoria é o exame sistemático que verifica se os softwares da urna estão implementados de acordo com as normas e os procedimentos legais. O objetivo principal é confirmar que estão funcionando normalmente. Nesse processo, servidores públicos voluntários atuaram, durante o domingo, com uma votação paralela de verificação da transparência do voto eletrônico. Todo o trabalho da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas (CAVE) e Voluntários foi gravado e transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube do TRE-RN e pode ser acompanhado pelos eleitores interessados.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.