A XIX edição da Copa Alto Folia de Futsal 2025 e que sua grande final foi realizada no último dia 27 de março, agora já tem um campeão formal. Acontece que dentro de quadra a partida final não encerrou o tempo regulamentar e o placar registrava 1 a 1 ainda faltando alguns minutos para encerrar.
O jogo foi tumultuado em virtude de uma falta grave cometida por um jogador do Pode Mangar Deu, seguida de cartão vermelho por parte da arbitragem. A equipe não reconheceu a necessidade da aplicação da penalidade para o jogador e a partir daí começou a confusão.
Por outro lado, a equipe Os Teimosos, que a partir daquele momento passaria a jogar com a vantagem numérica de 1 jogador, haja vista que pela regra do futsal quando um é expulso de quadra, é necessário passar 2 minutos fora da partida e, no caso, seria o autor da falta.
Diante da situação, dirigentes e jogadores de Os Teimosos, fizeram contestações a arbitragem que acabou cedendo a pressão e acabou retirando o cartão vermelho do jogador do Pode Mangar Deu. Com a decisão, a arbitragem acabou encerrando a partida.
Diante da situação, restou a coordenação municipal de esportes de Alto do Rodrigues, levar o caso para o departamento jurídico do município, que após analisar o caso, baseado no regulamento, súmula da arbitragem, e depois de ouvir opinioes de juízes de futsal mais experientes, chegaram a conclusão de que burocraticamente o campeão foi Os Teimosos.
Um fator foi decisivo para se chegar a esta conclusão. Segundo a coordenação de esportes, o árbitro que encerrou a partida, baseou-se na regra. Ainda de acordo com as informações, o "capitão" da equipe Pode Mangar Deu, teria decido que diante a situação o time não iria retornar a quadra para disputar o restante do tempo de partida.
De fato, uma das atribuições de um capitão de um time de futsal, segundo as regras, é de "ajudar a garantir que as Leis do Futsal e as decisões dos árbitros sejam respeitadas e protegidas", o que na verdade, não ocorreu nesse caso.
Com relação a premiação no valor de R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais) para que fosse pago pelo município, teria que haver um registro de um campeão, independentemente do placar, para que a gestão pudesse dá legalidade e realizar o pagamento as equipes.
Após a apresentação do parecer jurídico aos dirigentes das equipes, ambos tiveram a grandeza e maturidade de acatar, zelando assim pela história da Copa Alto Folia, e decidiram em consenso acatar a decisão, porém, mantiveram o acordo em dividir o valor da premiação em partes iguais, ficando R$ 12.500, 00 para o campeão, sendo o mesmo valor para o vice-campeão.
Uma vez decida a questão, resta agora por parte da gestão efetuar o pagamento aos vencedores, valores que deverão ser pagos ainda esta semana, segundo a coordenação municipal de Esportes.
0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.