Header Ads Widget


RN tem quase 3.200 pessoas em situação de rua, sendo quase 2.000 só em Natal


O Rio Grande do Norte tem 3.193 pessoas em situação de rua. Desse total, 1.978 estão em Natal – o equivalente a 62%. Em números absolutos, o Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste com maior contingente de pessoas vivendo na rua. Em todo o País, está na 18ª colocação. Considerando apenas capitais, Natal está na 17ª posição no País e em 6º lugar em âmbito regional.

O número vem crescendo desde o início da pandemia de Covid-19. Em 2020, o RN tinha 1.597 pessoas em situação de rua, enquanto Natal possuía 898, segundo os registros oficiais. Ou seja, em cinco anos, a quantidade de pessoas sem lugar para morar dobrou no Estado e mais que dobrou na capital potiguar (120%).

Os números foram divulgados no último sábado 1º e fazem parte de um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados mais recentes se referem a outubro de 2025 e foram coletados no Cadastro Único (CadÚnico), que centraliza os registros de assistência social a partir dos municípios.

Em todo o País, o levantamento mostra que, em outubro, eram 358.553 pessoas vivendo na rua. O número representa um aumento de 8,5% em relação ao total registrado em 2024, que era de 327.925. A cidade de São Paulo lidera o ranking, com mais de 99 mil pessoas em situação de rua. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com mais de 23 mil, e Belo Horizonte, com cerca de 15.300.

Em nota, o Observatório destacou a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à moradia, alimentação e acesso a direitos básicos. A entidade também cobrou maior transparência dos governos locais e federal na divulgação dos dados. “O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população”, afirma o comunicado.

Postar um comentário

0 Comentários