Votação sobre tratamento precoce termina empatada em comissão do SUS - PANORAMA DO ALTO

Últimas

Banner 728x90

domingo, 24 de outubro de 2021

Votação sobre tratamento precoce termina empatada em comissão do SUS

 


Em reunião realizada nesta quinta-feira, 21, a  a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que é responsável pela análise técnica de novas tecnologias e medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), se dividiu a respeito da autorização para o chamado “kit covid” — o tratamento precoce contra a covid-19, com o uso de remédios como hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento ambulatorial de pacientes infectados pelo coronavírus.

Depois de mais de cinco horas de debate, houve seis votos favoráveis e seis contrários ao relatório que não recomendava o “kit covid”. Com o resultado, o parecer agora será submetido a uma consulta pública e, depois, voltará a ser analisado pela Conitec.

Dos sete integrantes do Ministério da Saúde que integram a Conitec, cinco foram contrários à aprovação do relatório que barrava o tratamento precoce. O sexto voto foi do representante do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os seis votos favoráveis ao parecer que barra o “kit covid” no SUS vieram de dois secretários do ministério, dos representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), além dos membros do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A Conitec conta com 13 integrantes. O representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não votou porque teve de deixar a reunião no meio da tarde. Segundo a agência, Gustavo Mendes participou de forma on-line até por volta das 12h40, quando informou à plenária que se ausentaria para pegar um voo. Às 14h20, quando entrou novamente na reunião, ele soube que o relatório já havia sido votado.

Fonte: Revista Oeste com informações do jornal O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.