América: Para ir ao G8 time tem que buscar 63% de aproveitamento - PANORAMA DO ALTO

Últimas

CURSO PROFISSIONALIZANTES

 

quarta-feira, 24 de maio de 2023

América: Para ir ao G8 time tem que buscar 63% de aproveitamento


Em busca de um melhor aproveitamento no ataque, o técnico Thiago Carvalho trabalhou conclusão em treino realizado ontem


O sonho de lutar por uma vaga na segunda fase, rodada a rodada, vai se tornando mais difícil para a equipe do América. Tomando como base a edição de 2022, uma das mais equilibradas dentro do novo formato da competição, iniciado em 2020, e que teve o último integrante do G-8, o Vitória, classificado com 29 pontos nos critérios de desempate, o técnico Thiago Carvalho vai ter de criar alternativas para o grupo, que no próximo sábado vai enfrentar o Náutico, no estádio dos Aflitos-PE, de forma acelerada. Em quatro rodadas e com apenas um ponto ganho, o percentual de aproveitamento do clube potiguar terá de melhorar bem daqui para frente.

Se todas as equipes iniciaram a competição com a obrigação de bater a marca de 29 pontos, considerada salvadora por significar 50,8% da pontuação total em jogo dentro do Brasileiro da Série C, como o América já perdeu 11 dos 12 pontos disputados até o momento, o nível do sarrafo aumentou para Thiago Carvalho. Hoje para chegar aos mesmos 29 pontos, o time americano terá de atingir um percentual de aproveitamento de 63%, dentro dos 15 confrontos que restam dentro da fase de classificação.

Mas não basta apenas bater a marca, a competição do ano passado mostrou que o clube deve ter um bom desempenho também em relação aos critérios técnicos utilizados no desempate entre os clubes, em caso de igualdade em número de pontos ganhos. Antes de assegurar a vaga na segunda fase e depois comemorar o acesso para Série B, o Vitória teve de desbancar o Aparecidense e o Botafogo-PB, que igualaram os baianos nos pontos ganhos o que fez a vaga ser definida no saldo de gols e o Rubro-Negro superou o Aparecidense por diferença de um gol a mais.

O América que resolveu dar uma virada no planejamento por causa dos planos para implementação da SAF e porque o clube não conquistou nenhum dos objetivos traçados no início da temporada, vem correndo contra o tempo para reformatar a equipe campeã brasileira da Série D, mas a questão não está sendo uma tarefa fácil para nova comissão técnica.

A equipe titular ainda não foi definida, apesar da base mantida pela diretoria. O ataque funciona mal, tanto que marcou apenas três gols na competição, enquanto a defesa foi vazada nove vezes, uma indicação que também está mal armada embora, neste caso, Thiago Carvalho opte por dividir a responsabilidade entre todos os setores da equipe, principalmente o que deve iniciar o combate aos adversários no sentido de evitar que o problema estoure na zaga.

O treinador não gostou da exibição da equipe na derrota frente ao Volta Redonda, que também ainda não havia vencido dentro da competição, dizendo que além de algumas falhas, a sua equipe não conseguiu fazer nada bem dentro de campo.

“Essa responsabilidade é minha, até agora não consegui fazer o time jogar o futebol que acredito e vou continuar trabalhando forte para corrigir essas situações e fazer esse grupo atuar da maneira que eu quero. Isso ocorrendo nós iremos começar a vencer os jogos”, disse Carvalho.

Sofrendo com a falta de uma armador de jogadas no meio-campo, as alternativas buscadas, dentro daquilo que dispõe em relação a peças, não vêm agradando e o comandante alvirrubro já solicitou a contratação de um ou dois jogadores específicos para posição e que cheguem em condições de fazer a equipe evoluir melhor entre as ligações das linhas defensivas e ofensivas.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.