A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebe, a partir das 10h, desta terça-feira (10), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para a leitura de sua mensagem anual, a última dela à frente do Executivo, desde que assumiu o primeiro mandato em 2019.
Fátima Bezerra terá pelo menos 30 minutos para se dirigir aos deputados, pois, logo em seguida, às 10h30, está previsto o início da sessão ordinária do dia.
Por tradição, a mensagem anual do governante é feita na abertura do ano legislativo, mas alegando “pré-agenda fechada”, não compareceu à sessão solene do dia 3, quando a Casa retornou às atividades em plenário
Pelo menos dois parlamentares já justificaram ausência em plenário – o deputado José Dias (PL) “em razão de atividade parlamentar “ externa da Casa e o deputado Kleber Rodrigues (PSDB), que está de licença médica e em tratamento de saúde, mas já anunciou para março a filiação ao Partido Progressistas (PP).
Mas existe uma certa expectativa quanto ao conteúdo da mensagem governamental, no caso se será restrito ao aspecto administrativo ou se também inclui uma abordagem política por se tratar de ano eleitoral.
O deputado Luiz Eduardo (PL) aponta ceticismo em relação ao pronunciamento da governadora do Estado: “A expectativa é a de que a governadora minta. Ela vai dizer que a saúde está boa, que as estradas estão boas e que a educação está bem avaliada”.
“Mas será tudo mentira, distante da realidade vivida pelo povo do Rio Grande do Norte”, reforçou Luiz Eduardo: “Quem anda pelo estado sabe que faltam médicos, que as rodovias estão destruídas e que a educação amarga baixos indicadores”.
Para Luiz Eduardo, em sendo a a última mensagem, “espero ao menos sinceridade, algo que infelizmente este governo nunca teve com a população”.
O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) entende que “vai ser uma mensagem mesmo protocolar em conformidade com as demais que qualquer governante traz ao Poder Legislativo, acredito eu que seja mais uma prestação de conta das realizações do Governo e o que o Estado irá realizar agora em 2026.
“Acredito isso que será nesse sentido e talvez algumas obras que o governo anunciará em face do empréstimo contraído com o PEF em relação aos investimentos na recuperação das nossas estradas, como também alguns investimentos na área de educação com a construção de novos equipamentos da educação, principalmente, e um balanço geral dos três anos de governo nesse segundo mandato da governadora Fátima Bezerra”.
Já o líder do governo, deputado Francisco do PT, disse que a tônica do discurso será “o balanço de governo, resultados alcançados e obras iniciadas e em andamento com recursos próprios e em parceria com o governo federal”.
“Acredito que será mais nesta linha de balanço de ações do governo. Penso que o governo tem um grande legado a apresentar em todas as áreas.
São avanços muito significativos”, aposta Francisco.
A deputada Divaneide Basílio (PT) diz que a mensagem é uma prestação de contas à sociedade: “ A expectativa é de uma fala ancorada em resultados concretos, que mostre o que foi feito ao longo do governo em áreas estratégicas como infraestrutura, educação, saúde, turismo, o fortalecimento do serviço público, segurança pública e muito mais”.
“Naturalmente, por se tratar da última mensagem do mandato, há um peso político importante. Mas esse conteúdo político se expressa, sobretudo, na reafirmação de um projeto de governo que colocou o Estado de pé, fez escolhas claras e priorizou políticas públicas com impacto direto na vida das pessoas”, continuou.
Tribuna do Norte


0 Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.