Imagem: Carlos Costa/ASSECOM |
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), esteve na tarde desta terça-feira (9) visitando Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, município que já registra 51 famílias desabrigadas por consequência da enchente com o transbordamento do açude Pataxó.
Recebida por populares a base de protesto, segundo eles em razão de não ter cumprido com a promessa de campanha de fazer o devido reparo na parede do açude e assim evitar o problema, a governadora permaneceu por cerca de 20 a 30min na cidade e garantiu recursos na ordem de R$ 400 mil, já liberados, e prometeu ainda mais R$ 2 mi que deverão ser aplicados pela gestão municipal na assistência aos desabrigados.
"Aqui já foi decretada a emergência, já oficializada, estamos mantendo todo contato com o Governo Federal, que já liberou recursos para cá, mais de 400 mil reais. E o prefeito já fez aqui todo o projeto para que, se Deus quiser, em breve sejam liberados mais 2 milhões de reais", afirmou
A governadora assumiu a responsabilidade juntamente com o governo federal, no tocante à assistência as vítimas, garantindo recursos para o suporte as famílias desabrigadas. "O Governo Federal tem que chegar junto, o Governo do Estado tem que chegar junto, o prefeito não tem condições de resolver tudo isso sozinho”, disse.
As famílias vítimas da enchente estão abrigadas nas escolas estaduais Manoel de Melo (18 famílias); Coronel Ovídio (15 famílias); e Escola municipal Francisca da Salete, onde estão as 18 famílias visitadas nesta terça-feira.
Açude Pataxó
O açude Patataxó tem capacidade para 15 milhões de metros cúbicos e está com sua capacidade máxima, vertendo com uma lâmina de sangria que esteve acima de 1 metro. Na tarde desta terça-feira (9), o açude encontrava-se com 20 cm de água no vertedouro, que tem provocado inundações em bairros de Ipanguaçu, gerando inclusive situação de desabrigamento de famílias do município.
A SEMARH, juntamente com o IGARN (Instituto de Gestão das Águas do RN), tem realizado intervenção em vários reservatórios na bacia acima do açude Pataxó para evitar possíveis rompimentos que possam causar mais danos à população da cidade de Ipanguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores.